sábado, 12 de maio de 2012

Postagem extra do foguete a água!

Estavamos procurando informações sobre o foguete a água e por acaso achamos esse video, onde uma menina ensina como cortar o paraquedas do foguete de uma forma bem simples e fácil de entender:
 http://www.youtube.com/watch?v=qOOBYXu0EQg&feature=related

Palestra do foguete a água!

Ontem assistimos à palestra no colégio que teve como objetivo nos deixar conscientes de alguns detalhes da próxima competição que é o foguete a Água, e dar autorização para que se comece o planejamento desse novo projeto de física.
Aprendemos conceitos fundamentais com o Professor Mauricio e também com o palestrante Mitsuo. Dentre alguns conceitos verificamos que dentre todos esses um é fundamental, que todo grupo deve ter como meta, que é o compromisso, como próprio professor Mauricio disse: aprender a sentir o equipamento. Assim todo o resto como: precauções, usar o material correto, saber noções físicas que regem um foguete a agua acaba por vir naturalmente se o grupo tiver essa importante característica.
Vale lembrar que é explicitamente necessário que seu responsável saiba do desenvolvimento desse novo projeto.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Inventor do foguete a água


Professor Jean LeBot

Professor de Física Jean LeBot, Universidade de Rennes, França em 1930.
LeBot  colocou uma  mangueira dentro de uma garrafa de  champagne, do outro lado prendeu uma válvula para conectar a uma bomba.
O foguete foi lançado de uma tábua inclinada, formando uma rampa.

Inventor do foguete


Robert Hutchings Goddard (1882 - 1945)

Goddard estudou no Worcester Polytechnic Institute e na Clark University, onde se especializou em física.

O interesse pelos foguetões levou-o a provar, em 1915, que estes aparelhos poderiam progredir no vácuo, recorrendo às leis de ação e reação.

Passados quatro anos, testou os primeiros motores de foguetões a usar combustíveis líquidos. No dia 16 de Março de 1926, lançou o primeiro foguetão com combustível líquido, que utilizava uma mistura de petróleo e oxigênio líquido. O aparelho atingiu uma altura de 12,5 metros.

No total, o voo durou 2,5 segundos e o foguetão percorreu 56 metros até cair em cima de uma barraca abandonada. Três anos mais tarde, Goddard lançou pela primeira vez um foguetão equipado com instrumentos, concretamente um barômetro, um termômetro e uma pequena câmera de filmar.

Foguete a água

A partir de agora, iniciaremos a competição de foguete a água!